Shadowing technique revelada

A fim de melhorarmos nossa pronúncia no inglês, podemos usar a shadowing technique.

Essa técnica consiste em repetir o que um nativo da língua está dizendo, como se fosse uma sombra que acompanha e imita a sua fala.

Ao fazermos isso, treinamos nossos músculos faciais, a respiração e as cordas vocais.

Favorecemos dessa forma a memória muscular, ganhando mais confiança na hora de falarmos algo em inglês na frente de outras pessoas.

 

Procure sempre vídeos e áudios, que sejam de um nível de conversação no qual você possa acompanhar facilmente. E gradativamente vá aumentando o nível de dificuldade.

Ouça uma frase, pause e repita várias vezes até memorizar os sons.

Obviamente que para ser um bom falante, devemos conversar com americanos, canadenses, ingleses, etc.

Mas como nem sempre isso é possível, a shadowing technique é um recurso que pode ajudar a aumentar a habilidade de conversação.

 

shadowing technique

 

Quando e para quem a  shadowing technique é recomendada?

É recomendada para aqueles que já estão num estágio avançado do idioma e já entendem o que os nativos falam. Nessa fase o foco vai ser a pronúncia, o ritmo, a entonação e sotaque.

Diferente de uma conversação real, que temos que concentrar e compreender o que o outro fala e ainda pensar no que vamos dizer, na shadowing technique o esforço é apenas reproduzir os sons com fidelidade.

Falar um idioma num nível avançado é algo muito complexo. E ter que se preocupar com muitas coisas ao mesmo tempo, consome muita energia.

Afinal nem todos estrangeiros que falam inglês, tem paciência e sensibilidade para falar num ritmo mais lento, facilitando nossa compreensão.

Além disso, se não conseguirmos pronunciar e ter uma boa entonação, nossa mensagem pode ser entendida de maneira errada ou nem ser entendida!

 

Como usar a técnica shadowing de forma mais eficiente?

Seguindo o princípio de dividir e conquistar, podemos categorizar o aprendizado em listening, reading, writing e speaking.

E dentro do speaking podemos ter leitura em voz alta, conversação e a técnica do shadowing.

Quando falamos com um nativo, exteriorizamos os resultados da prática de várias habilidades automaticamente.

Não ter que se preocupar com a pronúncia e entonação numa conversação real, é uma larga vantagem. E isso, só é possível quando treinamos muito essa habilidade anteriormente.

Ao falar português pensamos apenas no conteúdo da resposta. Ter que se preocupar com a pronúncia, gramática e outras coisas sobrecarregaria a nossa mente.

E falar fluentemente como o nome próprio diz, é eliminar obstáculos na comunicação e deixar que tudo flua naturalmente.

 

 

Para alguns, o sotaque é importante e para outros não tem tanta relevância. Em todo caso, recomendamos que você leia o artigo Sotaque britânico e americano para saber mais sobre o assunto.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *