Estratégia para aprender idiomas

A principal estratégia para aprender idiomas é o gerenciamento do nosso cronograma.

Produtividade e tempo são pontos fundamentais nos dias de hoje, já que o ritmo da vida moderna consome muita energia e tempo.

Saber como alocar o idioma nos poucos espaços do dia-a-dia é decisivo para ter maior tempo de contato e exposição possível.

Interagir com o idioma todos os dias faz com que o subconsciente absorva mais informações que precisam vir de forma automática na hora de se comunicar.

Quando falamos em português não precisamos pensar nas estruturas, aliás não temos tempo de analisar as frases. Tudo vem de forma espontânea e temos capacidade de anteciparmos muitos pensamentos.

Essa velocidade de acesso vem justamente da repetição, prática e exposição contínua aos sons, conversação e leitura de conteúdo interessante.

 

estratégia para aprender idiomas online

 

Por que o fator tempo é importante na estratégia para aprender idiomas?

Pense na quantidade de  tempo em que você falou, leu, conversou, escreveu em português. Somando o tempo de um jovem de 18 anos teríamos algo em torno de 80 mil horas!

Lembrando que quando não estamos de fato interagindo com o idioma, ainda sim pensamos e sonhamos em português. Repare que somando a quantidade de horas que um estudante interage com o inglês de fato, o tempo muitas vezes não passa sequer de 100 horas.

Devemos considerar que explicações em português sobre o idioma não somam nessas horas de interação. Portanto o grande problema é a escassez de horas em que estão imersos no inglês.

Por imersão entenda-se pensar, falar, ouvir, ler, escrever em inglês sem traduzir mentalmente em português. O que exige concentração, estado psicológico favorável de relaxamento e muita informação em inglês armazenada na mente.

Imagine aquela pessoa que quer ser um grande pianista e só treina nos fins de semana. Enquanto que o profissional lá no palco treina 10 horas por dia. Daí dizer que esse toca melhor porque tem dom e talento é por demais errôneo!

No vídeo abaixo poderemos aprender como elaborar um plano  de estudos focando na estratégia para aprender idiomas. Levando em conta que aprender uma língua  envolve a memória de longo prazo ,precisamos definir uma rotina de estudos para atingirmos a fluência de fato.

A frequência é vital para aprender e dominar o inglês.

 

Podemos ver que aprender idiomas é um processo holístico, que envolve muitos fatores. Mas para simplificar e facilitar podemos nos concentrar em coisas que nos agradam mais.

E falando em coisas que desagradam, leia o artigo Livros didáticos de inglês são entediantes e veja como livros e materiais de cursos tradicionais podem estar bloqueando a sua capacidade de absorver o inglês da vida real.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *